HISTÓRICO

Em meados de 2015 a vertente do ciclismo começou a ganhar espaço no Sudoeste do Paraná. Com o aumento contínuo de ciclistas, surgiu a ideia de organizar uma prova amadora de Mountain Bike em 01 maio de 2016. O evento superou as expectativas e surgiu a possibilidade de criar uma associação com o intuito de difundir o Ciclismo para os adeptos ao esporte. Em outubro de 2016 foi registrada a ACICLODV – Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos, pessoa jurídica de direito privado que não possui fins lucrativos, sendo apolítica e apartidária com o objetivo de fomentar o esporte, realizar eventos, buscar mais segurança aos ciclistas e inserir a cultura da bicicleta em nossa sociedade. A consolidação da mesma se deu por completo com a realização de uma segunda prova amadora no município de Dois Vizinhos em maio de 2017 que contou com 234 ciclistas dos três Estados do Sul do país.

VISÃO

Criar e manter um ecossistema de ciclismo no Sudoeste do Paraná projetando atletas competitivos para o cenário Nacional.

MISSÃO

Fomentar a cultura do ciclismo de forma saudável e sustentável.

VALORES

  • Preservar a imagem da ACICLODV como entidade idônea, apolítica e apartidária.
  • Evoluir nosso modo de sentir e perceber o mundo.
  • Promover uma consciência de segurança para que ciclistas voltem para casa da mesma forma que saíram.
  • Ter independência econômica e financeira.
  • Captar recursos através de eventos e serviços gerando resultado para os patrocinadores.
  • Tratar a relação com o dinheiro e a captação de recursos sem forma de ajuda, entendendo a ajuda como uma dependência e consequentemente um atraso para o crescimento e as livres decisões da entidade.
  • Honestidade, Amizade e Companheirismo como base sustentável para a relação entre os envolvidos.
  • Conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para que todos tenham um trânsito seguro.
  • Entender o ciclismo como qualidade de vida promovendo a saúde física e mental dos ciclistas.
  • Difundir a Bicicleta como uma maneira saudável, econômica e ecológica de meio de transporte.

PROJETOS

Segurança e consciência no trânsito

Com o crescimento de ciclistas transitando em vias que não foram projetadas com ciclovias, se torna necessário conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para que todos tenham um trânsito seguro. O objetivo do projeto é: Através de placas fixadas em locais com maior fluxo de ciclistas, mostrar de forma simples a postura correta para transitar com a bicicleta respeitando as leis de trânsito e da mesma forma para que pedestres e motoristas respeitem o ciclista sabendo que cada um tem seu espaço de direito.

Escola do PEDAL

Oferecer às crianças e jovens através de aulas teóricas e práticas a oportunidade de conhecer e praticar um esporte olímpico. Possibilitar o desenvolvimento físico, intelectual e social através de um programa onde o jovem receberá orientação sobre qualidade de vida, desenvolvimento das técnicas de pilotagem, aprendizado de mecânica em bicicleta, o uso da bicicleta como lazer e meio de transporte, respeito às leis de trânsito, amor, defesa e preservação da natureza.

Cicloturismo Regional

Incentivar o turismo no Sudoeste do Paraná, criando e mantendo rotas de passeios, sinalizadas com placas.Documentar em mapas impressos e eletrônicos, conduzindo os ciclistas de forma segura pelas estradas dos interiores costeando rios, cachoeiras e comunidades mostrando a beleza e a cultura de nossa região. O Cicloturismo é uma das portas de entrada para que ciclistas se apaixonem pelo esporte.

Equipe de competição Vale do Iguaçu

A equipe reúne atletas que se destacam e possuem condições de competir. Os circuitos regionais possuem ranking regional, estadual e nacional gerando uma vitrine para o município e os patrocinadores. Os atletas treinam semanalmente para manter e melhorar seu condicionamento físico. A equipe possui atletas de alto rendimento e atletas com condições de competir. Os atletas de alto rendimento ganham benefícios como ajuda de custo para participarem das competições. Os demais atletas participam dos descontos de grupo e facilidades de transporte.

Todos os atletas participam das competições uniformizados, levando o nome da equipe PROBIKE, da ACICLODV e dos Patrocinadores.

Através da equipe será possível projetar os atletas de alto rendimento no cenário nacional.

Circuito Vale do Iguaçu de MTB

O aumento do número de adeptos da bicicleta como esporte, fez crescer a competitividade e a busca por superar os limites pessoais. Pensando assim se cria a oportunidade de promover uma competição saudável e com total segurança a esse público. Nasce o Circuito Vale do Iguaçu de MTB que no ano de 2017 realizou quatro etapas. Para 2018 já tem a chancela da Federação Paranaense de Ciclismo e da Confederação Brasileira de Ciclismo para realizar um campeonato com ranking nacional em cinco etapas na região Sudoeste do Paraná para difundir o ciclismo. Das cinco etapas, a última também será a Etapa Final do Paranaense de MTB.